Logística internacional, o que é e sua importância para o comércio exterior?

Considerando que todo comércio precisa de logística para ser entregue, torna-se fácil falar sobre a importância da logística internacional para o comércio exterior.

Historicamente falando, não é possível definirmos quando a logística começou a ser praticada, pois ela está em ações corriqueiras como armazenagem e transporte.

Tanto que o dia da logística é comemorado no dia 6 de junho, em homenagem a maior operação logística conhecida na história, o Desembarque na Normanda durante a II grande guerra.

Cena do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, disponível na Netflix, fica a recomendação 🙂

E mesmo com produtos intangíveis como Softwares, existe uma logística garantindo a entrega via dados, pois servidores demandam espaço, controle de temperatura e umidade e, conforme o fluxo de dados cresce, é preciso aumentar a capacidade de download e upload ou investir num armazém maior.

Esse texto lhe ensinará o conceito, como funciona e a importância para o comércio exterior, com os exemplos práticos de sempre para aprender de verdade 😉

O que é Logística Internacional?

Explicar logística nunca é fácil e a internacional só complica portanto, vejamos primeiro o conceito de Logística (que aprendi com meu professor).

“A logística é o conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, da fonte produtora até o consumidor final, garantindo o suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, assegurando a sua integridade física a um custo razoável, no menor tempo possível, atendendo todas as necessidades do cliente, disponibilizando um fluxo de informações confiáveis e atualizadas”

Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues, Mestre.

E não satisfeito com a complexidade da Logística, adicionamos os agravantes do comércio exterior que causam envelhecimento precoce, tais como: aduaneiros, culturais e geopolíticos que podem pertencer a dois ou mais países.

Photo by chuttersnap on Unsplash

Unindo o conceito com seus complicadores, podemos definir em síntese que:

A logística internacional é o conjunto das atividades logísticas que são executadas além das fronteiras, as quais precisam se submeter e respeitar as conformidades dos países envolvidos na operação.

Uso a palavra “Conformidade” para englobar os fatores agravantes, pois a logística internacional não será realizada se:

  • A carga chegar na Dinamarca, com uma Fatura Comercial toda em português.
  • O fardo de cerveja que tenta entrar na Arábia Saudita, possui a imagem de pessoas na praia com roupas de banho.
  • Tentar exportar ou importar para o Irã, Cuba, Coreia do Norte ou outro país com embargos aplicados pelo EUA.

Difícil, ?

E mais ainda é na prática, veremos como ela costuma se concentrar numa única empresa, mas a responsabilidade é coletiva.

Seja o cliente, despachante aduaneiro, Tradings e terminais, todos cobram, são cobrados e um depende do trâmite dos outros para que os processos andem. ocorra

Em resumo, todos os envolvidos no comércio exterior fazem logística internacional.

Como funciona a Logística Internacional?

Considerando que para a logística ser internacional, é necessário cruzar fronteiras, quem a faz acontecer fisicamente são os operadores logísticos internacionais, por exemplo:

  • Transportadores rodoviários
  • Armadores (Donos de navio)
  • Companhias Aéreas (adivinha).
  • Operadores logísticos multimodais

Elas atuam desde transportando documentos e bugigangas chinesas até sua casa na modalidade Remessa Expressa, ou nas operações formais de exportação e importação com containers e granéis.

Sim minha amiga(o) compradora de AliExpress, você faz a logística internacional acontecer!

Apesar dela ser bem travada em Curitiba.

Centro de Distribuição do Correios em Curitiba
CD Correios em Curitiba – Istoé

Contudo, para que ela ocorra com eficiência e a informação do seu status chegue aos interessados, é necessário que alguém a centralize e por isso que o Agente de Carga é o principal responsável pela logística internacional.

Ao invés do Exportador ou Importador contratar separadamente o transporte internacional, os armazéns envolvidos e o transporte do “Last Mile Delivery” (Última milha de entrega) até o cliente, ele contrata apenas o Agente de Carga que se responsabilizará por contratar e gerenciar a execução de todos esses serviços.

Trabalhar em sincronia com todos esses envolvidos é uma das atividades mais desafiantes, por isso a importância de concentrar num único prestador de serviço.

A Importância da Logística Internacional para o Comércio Exterior.

Photo by Dimitri Houtteman on Unsplash

As operações de comércio exterior se dividem em dois aspectos:

  • 1 – Aduaneiro – Que consiste os tributos, Despacho Aduaneiro, Regimes Especiais… e;
  • 2 – Logístico – Que como vimos e quem trabalha, sabe, consiste quase por completo na Logística Internacional.

Há quem diga que a parte Aduaneira pertence a Logística, contudo, se abrirmos o conceito de Logística, é possível considerar muito mais dentro dele.

Mas prefiro essa divisão com o efeito de analisar o planejamento e custo das operações, mesmo separando ambos numa planilha de custos, independente se for para exportar ou importar, não é possível encontrar o custo de um deles, sem analisar ambos!

Tampouco podemos dizer que um deles costuma ser mais caro, brinquedos têm altíssima tributação, mas baixo custo logístico, em contrapartida, um embarque marítimo com produtos utilizando o benefício de Drawback ou Repetro, possuem um custo aduaneiro quase inexistente (nas devidas proporções, por favor).

Essa é a importância da logística internacional, além de ser necessária para movimentar bens entre fronteiras, é preciso planejá-la para estimar todos os custos de uma operação de Comércio Exterior.

E você, amiga(o)?

Difícil um profissional de comércio exterior que não se envolva com a logística internacional, então conte para nós como é no seu dia a dia.

Ele tem peso maior que os custos aduaneiros? Quão complexo é planejá-lo para seus produtos? Quais etapas o risco de problemas é maior?

Sua experiência nos comentários ajuda os colegas a crescerem contigo.

Este artigo foi escrito para a GETT e foi publicado originalmente em seu Blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.